Na última temporada, o Empoli foi milagrosamente salvo do rebaixamento graças a outra atuação milagrosa de Davide Nicola. Não se pode dizer que os toscanos tenham mudado seu estilo de jogo na nova Liga dos Campeões – ainda é o mesmo tipo de futebol monótono projetado para conter a oposição. Mas os resultados têm sido surpreendentemente ascendentes – 11º lugar após 11 rodadas, a apenas 6 pontos da zona de rebaixamento.
O mesmo não se pode dizer do Lecce, que está na parte de baixo da tabela da Série A e considerou uma mudança de técnico durante a pausa internacional. Será que a partida contra o Empoli será o último jogo de Luca Gotti no comando da equipe de Pugliese?
Lecce
Uma vitória apertada contra o Verona, numericamente superior, adiou um pouco a aposentadoria de Luca Gotti, mas ainda não está claro como o técnico de 57 anos conseguirá se manter no cargo até o final da temporada. Com apenas cinco pontos em oito rodadas do Campeonato Italiano de outono, o Lecce está legitimamente em último lugar na tabela.
Tudo o que o Pugliese, comandado por Gotti, pode oferecer aos adversários é uma defesa de ônibus e passes longos de Nikola Krstovic, que marcou metade dos gols do Lecce nesta temporada. Além disso, eles marcaram apenas quatro gols – de longe, o pior registro entre as cinco principais ligas da Europa.
Empoli
Na última rodada do campeonato, o Empoli obteve uma vitória típica contra o Como. Não foi um jogo cheio de momentos perigosos – os gols esperados xG (1,01) para ambos os adversários foi apenas um pouco acima de um, mas os toscanos ainda pegaram seu peixe nessas águas turvas – o gol de Pietro Pellegri aos 47 minutos do segundo tempo. Curiosamente, o gol foi o primeiro do atacante em um jogo da Série A em casa desde 17 de setembro de 2017, quando ele marcou duas vezes contra a Lazio em Gênova.
O ponto mais forte dos Blues continua sendo sua defesa. Na atual Série A, apenas dois candidatos ao Sudetto, Napoli e Juventus, sofreram menos gols do que a equipe de Roberto Daversa.
Estatísticas da partida Lecce x Empoli
Desde o retorno do Lecce à Serie A em 2022/23, as duas equipes se enfrentaram quatro vezes, metade das quais terminaram empatadas em 1 a 1. Dos sete confrontos diretos anteriores, apenas três resultaram em uma vitória ou uma derrota. Também devemos observar que em nenhuma das últimas quatro partidas foram marcados mais de dois gols.
Palpite de Lecce x Empoli
O Empoli está tendo uma temporada muito melhor. No entanto, nas próximas partidas, os azuis enfrentarão uma equipe muito semelhante a eles em termos de estilo. Um confronto entre duas equipes bastante monótonas e fechadas dificilmente atrairá a atenção dos espectadores – haverá pouca atividade. Até mesmo a aventureira equipe de Como, que foi excelente na última rodada, caiu na grande rede da Toscana, não conseguindo marcar um único gol, com uma métrica de gols esperados xG de apenas 0,38. No entanto, os próprios comandados de Roberto da Versa não ficaram muito longe dos adversários (0,63), e não se pode argumentar que o gol de Piero Pellegrini foi lógico para o jogo. Em quatro dos últimos cinco jogos do Lecce, o resultado também foi decidido por um gol, e desta vez a torcida no Porta del Hai pode não estar esperando por isso. Dada a tendência dessas duas equipes de empatarem em confrontos diretos, uma aposta no empate faz sentido a 3,06.
O Empoli não joga de forma mais interessante fora de casa do que em casa – nos últimos 10 confrontos, houve mais de duas chances de gol apenas três vezes. Muito tem sido dito sobre o ataque do Lecce. Nesta temporada, os Pugliese têm uma média de menos da metade de um gol por jogo – 0,36. Outra opção óbvia de aposta é o Under (2,5) a 1,57.