Os suecos estão fazendo um retorno ousado à Liga Europa depois de 10 anos. Sua temporada no campeonato nacional não foi boa e esse torneio pode ser uma saída para eles. Poucos imaginariam que o Elfsborg estaria lutando por uma vaga nos playoffs no meio do campeonato.
O Braga se contentou com apenas uma vitória nas primeiras rodadas, e vencer será difícil. A equipe portuguesa parece ser a favorita nominal, mas, mais uma vez, não se espera que ela tenha um bom desempenho.
Elfsborg
O Campeonato Sueco chegou ao seu clímax. O Elfsborg finalmente perdeu a chance de se classificar para a Liga Europa, perdendo nas três primeiras rodadas. O Häcken (1:3) foi especialmente decepcionante. Os adversários só acertaram o gol duas vezes, mas marcaram três gols. Oskar Hillemark assumiu a liderança do clube já no meio da temporada e apresentou resultados mais consistentes em geral.
Felizmente, a Liga Europa não foi uma perda total. Aqui, o Elfsborg conseguiu surpreender e deixar várias equipes fortes nervosas. Se os suecos tiveram muita sorte contra o Alkmaar (2:3) e a Roma (1:0), o segundo tempo contra o Galatasaray foi excepcional. Nas circunstâncias mais difíceis, o Elfsborg marcou três gols seguidos, silenciando as barulhentas arquibancadas do time da casa por um tempo.
Braga
Carlos Carvajal voltou a treinar o Braga neste verão, depois de dois anos, e até agora conseguiu manter a reputação do clube como o quarto time mais forte de Portugal. O Benfica, o Porto e o Sporting de Lisboa têm muito mais recursos do que eles e quase nunca perdem o ritmo, mas o Braga está tentando lutar contra eles. O time está agora dois pontos atrás do terceiro colocado, tendo disputado mais um jogo. O Braga também chegou às semifinais da Copa da Liga.
Mas na Liga Europa a equipe ainda não correspondeu às expectativas. Depois de dominar a competição, não conseguiu vencer o Maccabi Tel Aviv por 2 a 1 e, assim, sofreu duas derrotas. Isso não quer dizer que eles mereceram totalmente. Seus adversários mostraram uma eficiência mortal. O xGA (Expected Goals Against) do Braga é de 1,84, com até cinco gols sofridos.
Palpite de Elfsborg x Braga
Analisando os confrontos anteriores da Copa da UEFA, pode-se dizer que os anfitriões tiveram mais sorte em muitos pontos, enquanto os visitantes foram o oposto. É difícil colocar algo assim em prática. O Braga tem mais experiência e habilidade. Depois de duas derrotas consecutivas, eles não podem se dar ao luxo de perder mais nenhum ponto. Na estrada este ano, eles só perderam para adversários mais fortes. Acreditamos que, desta vez, o destino vai virar a favor do Braga. Nossa escolha: vitória do Braga a 2,10.
Enquanto isso, é improvável que o Elfsborg mantenha as portas abertas para os visitantes sem sofrer um gol. O time sueco marcou em 9 dos seus últimos 10 jogos. Na Liga Europa, o indicador de desempenho médio é de dois gols por jogo. O Braga sofreu gols em pelo menos seis de seus sete jogos. Ao mesmo tempo, a defesa está passando por dificuldades pessoais. Essa aposta parece lógica – ambas as equipes podem marcar (sim) a 1,68.