Grandes amigos por trabalharem juntos no Manchester City por mais de três anos (2016-2019), Pep Guardiola e Mikel Arteta mostraram que a relação sofreu um “arranhão” pela crescente rivalidade dos últimos anos.
Após os jogadores dos Citizens criticarem a cera dos rivais no clássico que terminou 2 a 2 há uma semana, Arteta deu uma resposta enigmática e aberta a diferentes interpretações: “Fiquei lá por quatro anos. Sei de todas as informações, acredite em mim“.
A fala do técnico dos Gunners foi levada à coletiva de Guardiola, que respondeu praticamente exigindo que o amigo “tem que ser mais claro sobre o que exatamente isso significa” da próxima vez.
–[A fala de Arteta] Pode estar relacionado em todo o processo agora com 115 acusações; talvez seja sobre isso. Ele sabe informações sobre isso, talvez. Espero que essa pergunta tenha sido feita. Ele pode responder exatamente o que significa o que ele disse, em vez de estar nas nuvens, ele pode ser mais preciso — reclamou Pep na última sexta-feira (27).
Já neste sábado (28), após o Arsenal vencer o Leicester por 4 a 2 pela 6ª rodada da Premier League, Arteta decidiu contornar toda a situação e reforçar a admiração que tem pelo seu “mestre” na carreira de técnico.
“Amo e respeito toda a equipe”, Arteta explica declaração e elogia Manchester City
O técnico do Arsenal explicou sua declaração ao afirmar que “saber de todas as informações”, na verdade, é que sabe como o Manchester City e Guardiola trabalham duro para se manter no topo.
— Adoro Pep, o admiro desde os meus 10 anos de idade. Eu o respeito profundamente, sou muito grato por tudo o que ele fez por mim e continua a fazer por mim, o considero um amigo. Eu amo e respeito toda a equipe de lá porque trabalhei com eles por quatro anos e quando eu disse que os conheço, quis dizer que sei o quanto eles trabalham duro. — disse, emendando:
— Eu nunca vi um ser humano trabalhar tão duro quanto Pep e os treinadores e todos naquele clube de futebol estão consistentemente vencendo e a razão pela qual eles estão lá é porque eles continuam a manter essa fome. Isso é exatamente o que eu aprendi e o que eu quero dizer, então não pode ser mais claro do que isso. — completou.
Mikel ainda contou que mantém contato com os membros do staff dos Citizens, criticando quem quer atrapalhar sua relação com Pep.
— Se alguém quiser prejudicar o relacionamento, isso não está em minhas mãos, mas esse sentimento é profundo. Ele sabe disso, a equipe sabe disso porque eu ainda mantenho com eles hoje, com a diretoria, com os proprietários, com todos. No esporte, tem que haver vontade de vencer, eles têm e eu tenho.
Por fim, Arteta reforçou como o City o inspira a tornar os Gunners vencedores no futuro.
— Temos isso [vontade de vencer] com certeza porque não ganhamos, mas eles têm, mesmo que tenham ganhado mais do que qualquer outro aqui. Temos que aprender e tem que ser inspirador para nós e é para mim, é isso que quero dizer. É notável o que eles alcançaram porque eles têm essa mentalidade disposta, espero que isso esteja claro. — finalizou.
A ver quais serão os próximos capítulos da relação entre mestre e pupilo.
A tendência é manter, apesar do último episódio, um caminho de educação e admiração, como era entre Guardiola e Jürgen Klopp, a grande última rivalidade da Inglaterra, bem diferente dos embates do técnico catalão com José Mourinho nos tempos de Barcelona e Real Madrid.
Arsenal busca superar vices para o City
O Arsenal terminou como vice-campeão inglês nas duas últimas temporadas com Arteta, em ambas atrás do City de Guardiola, não sendo vencedor por apenas quatro (22/23) e dois pontos (23/24).
E parece que o roteiro dessa temporada manterá essa disputa entre vermelhos e azuis. Com a vitória de hoje, o clube londrino empatou em pontos com o City, que ficou no 1 a 1 com o Newcastle mais cedo.
O Liverpool quer atrapalhar a pretensão dos dois, liderando com um ponto a mais.