Ex-treinador do Porto, Sérgio Conceição, fala sobre a evolução de Militão em entrevista ao Tuttosport
Em entrevista ao Tuttosport, Sérgio Conceição, ex-técnico do Porto, comentou sobre o desenvolvimento do zagueiro brasileiro Éder Militão, que ele treinou durante a temporada 2018/2019. Militão chegou ao Porto com apenas 19 anos, vindo do São Paulo, após uma transferência que custou 7 milhões de euros. Um ano depois, o clube português o vendeu ao Real Madrid por 50 milhões de euros. Durante sua passagem pelo Porto, o defensor disputou 47 jogos e marcou 5 gols.
Conceição relembrou os desafios enfrentados no início:
“Quando ele chegou, não tinha noção tática alguma. Tecnicamente, ele era muito forte e fisicamente era uma verdadeira ‘fera’, mas faltava entendimento do jogo. Além disso, ele não sabia bem como se comportar dentro e fora de campo. Tivemos que trabalhar bastante para transformá-lo em um jogador valioso em apenas um ano.”
O treinador explicou que usou treinos específicos e análises de vídeo para ajudar Militão a melhorar:
“Trabalhamos muito com ele em conceitos como percepção espacial, posicionamento, pressão e o momento certo para ser agressivo. Conforme ele começou a se entender melhor como jogador, ele se tornou mais inteligente e deu um grande salto na carreira.”
Conceição também compartilhou uma história engraçada sobre os conselhos que deu ao zagueiro:
“Eu disse a ele que, se continuasse dançando samba e indo comer churrasco todo fim de semana, ele jamais jogaria no Real Madrid. No fim das contas, ele está lá há seis anos.”