Depois de perder para o Cuiabá por 2 a 0 no último sábado (5), no que foi uma das piores atuações do São Paulo no Campeonato Brasileiro, o clube terá um bom período de descanso até o próximo compromisso.
Serão 10 dias até a partida contra o Vasco, que será realizado no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, no dia 16 de outubro. A pausa acontece por causa da Data Fifa.
Luis Zubeldía terá o período para reorganizar o time, que vem de eliminações na Libertadores e Copa do Brasil, além de partidas ruins no Brasileirão. O principal objetivo é voltar à maior competição sul-americana no ano que vem.
Ao menos o período sem jogos deve trazer uma boa notícia a Zubeldía, que dá motivos para o são-paulino comemorar: a volta do atacante Ferreirinha.
O atacante é desfalque desde o dia 18 de agosto, quando se machucou na partida contra o Palmeiras. Ele não estava presente nos confrontos decisivos em que o Tricolor acabou eliminado, contra Atlético-MG e Botafogo.
Havia a expectativa de que ele poderia ter sido relacionado para a partida contra o Cuiabá. No entanto, a comissão optou por priorizar sua recuperação para que volte com 100% das condições no duelo diante do Vasco.
‘Ferreira-dependência’ no São Paulo
A ausência de Ferreirinha é um problema claro para o São Paulo. Além de não ter conseguido colaborar com os mata-matas mais importantes da temporada, o atacante vinha num momento de crescimento dentro do clube.
Nos 13 jogos anteriores à lesão, período em que o ponta se firmou como titular de Zubeldía, o São Paulo teve pouco mais de 64% de aproveitamento — sete vitórias, quatro empates e duras derrotas.
Já no período sem ele, são 11 jogos com apenas quatro vitórias, além de três empates e quatro derrotas. Ou seja, cerca de 45,5% de aproveitamento.
Ferreira pelo São Paulo
- 42 jogos
- 23 como titular
- 8 gols
- 2 assistências
Ferreira achou seu espaço atuando aberto pela esquerda, que possibilitou um entrosamento com Lucas e Luciano na linha atrás de Calleri.
Sem ele, Zubeldía testou nomes como Wellington Rato e William Gomes, sem o mesmo sucesso. Até a formação com três zagueiros foi escolhida em alguns momentos.
Seu retorno ao time titular pode significar a recuperação que o São Paulo precisa para voltar à Libertadores.
Ferreirinha foi contratado em janeiro de 2024, quando o Tricolor pagou ao Grêmio cerca de 1,5 milhões de euros por 35% do jogador.